Existe, hoje em dia, uma gama de discussões a cerca do que seria o conceito mais apropriado para "desenvolvimento sustentável". No meio de todas as discussões mais teóricas e/ou científicas, entendo que a parte "prática" determina suscinta e diretamente o que seja: é todo e qualquer tipo de avanço social, econômico, tecnológico ou cientifico que determine um uso racional e autossuficiente dos recursos utilizados, degradando menos possível o nosso meio ambiente.
Afora a parte social, dos ganhos e beneficios que esse tipo de prática traz no nosso cotidiano, gostaria de me deter a parte política e economica que envolvem esse "conceito" já que são as perspectivas que mais geram discussões, pois afetam diretamente um dos (senão "O") principais causadores dos problemas ambientais que é o consumismo exagerado e cada vez mais acelerado.
Entendo que apenas uma fusão entre conscientização popular, investimentos em educação (não somente ambiental) e em políticas públicas mais eficientes, podem e devem tornar mais palpáveis os objetivos pretendidos sobre o alcance de uma sociedade que possua seu desenvolvimento realmente sustentável. Mudanças desse porte, de mentalidade e de práticas, são tidas como de "longa duração", más são plenamente possíveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário